terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

DIAC - diodo de corrente alternada

Não ache que está desaprendendo tudo sobre DIODOS! O diodo comum realmente so conduz em apenas um sentido.. Mas existe o DIAC, que é o diodo de corrente alternada, capaz de conduzir nos dois sentidos, salve a observação de só conduzir com valores de tensões mais altos, na faixa de 25 a 35 Volts.


CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES....


NO VIDEO, que foi gravado após a aula demonstrando o uso do DIAC em funcionamento, neste caso, em um circuito de gerador de onda dente de serra, pois note que o capacitor se carrega através do resistor e potenciometro, e quando o capacitor atinge uma tensão Vbr(tensão entre 25 a 35Volts = tensão do DIAC entrar em condução), o DIAC entra rapidamente em estado de condução, descarregando totalmente o capacitor que esta em paralelo a ele nesse circuito.

É um circuito simples, demonstrando uma forma de uso do DIAC, pois ele é mais usado no disparo de TRIACs, entre outros, como proteção de cargas contra aumento de tensão.
Note que como no simulador não tem o componente DIAC, ele foi substituido por uma CHAVE liga/desliga, para manualmente fazermos a condição de chave aberta, ate atingir a TENSÃO Vbr, e nesse momento, fazemos a simulação dele fazendo a descarga do capacitor, como vemos no vídeo. Por isso, que o gráfico é uma subida lenta (Carga do capacitor), e uma descida brusca (Descarga do capacitor através do DIAC em condução = descarga rápida)

Espero ter ajudado no compreendimento deste componente, pois ele é bem simples, e uma aplicação fácil para o entendimento é esta aqui apresentada! Abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário