terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Explorando uma TV - PARTE 06 - Comandos e controle da placa

Desta vez, teremos uma noção quanto ao controle e comandos que são feitos através dos botões que são acionados pelo usuário, permitindo a troca de canal, controle de volume, acesso ao menu, entre outros. Tambem é mostrada a memória EEPROM, capaz de salvar as configurações de quando você desligou o televisor, horários, e outras programações, que ao ligar, está tudo la salvo na memoria da TV. Confiram no VÍDEO! E boa aula!


CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para assistir ao VÍDEO e saber um pouco mais sobre Tipos de MEMÓRIAS...


A memoria EEPROM (mostrada no video), é dotada de uma tecnologia que permite que um circuito apague suas informações eletricamente. Isto porque, existem memorias que não são capazes de armazenar dados quando não estão alimentadas por baterias. Como tambem existem tipos de memorias que só é permitido a gravação de dados um unica vez. Portanto, cada uma para seu fim específico.

Exemplos de TIPOS DE MEMÓRIAS:

Memória ROM - somente para leitura. Quando é gravado um dado, este dado so podera ser lido, e não mais editado. Mas tem a vantagem de não apagar os dados quando é desligada a alimentação desta memória.

exemplo de memória ROM - BIOS do computador. Memória de leitura de rotinas, como inicialização, entre outros.

Memória RAM - memória que só armazena dados enquanto está alimentada por tensão, ou seja, ao desligar o equipamento, os dados são apagados. A RAM carrega qualquer dado apenas quando o equipamento esta ligado. 
Exemplos: Memória DIMM dos computadores



Memória EPROM - memória reprogramável. A desvantagem é que para gravar um único dado, é necessário deletar toda a memória. E outra desvantagem, é que para apagar os arquivos da memória, é necessário a exposição de luz ultra-violeta direcionando para a parte em destaque na foto. Ja pensou se seu pendrive utilizasse memória EPROM? Toda vez que precisasse apagar dados teria que possuir um lanterninha ultra-violeta, e perder todos os dados de uma vez para poder gravar um novo arquivo. Nada bom não é?


Memória EEPROM - Memória reprogramável, atraves de eletricidade, sendo melhor que a EPROM, pois não precisa ser retirada do circuito para ser regravada, e nem ser exposta a luz ultra-violetas para deletar dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário