terça-feira, 10 de julho de 2012

Conserto Raquete Elétrica

Não sei o quanto é popular esta raquete que extermina alguns insetos como mosquitos e outros. Nem sei também se é Ecologicamente Correta, mas chegou uma peça dessa por aqui no laboratório com o defeito de não carregar mais. Então, eu como um bom CURIOSO e metido a "consertador" fui cutucar nela, é claro!!

CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para continuar...




Não meus amigos... Não estou enchendo linguiça, como dizem por ai. É um conserto simples, mas para chamar atenção dos amigos que gostam de TECNOLOGIA. Muitos e muitos equipamentos como estes e outros, são descartados, por um simples defeito de mal contato. Por isso, vim aqui mostrar que temos que ter a curiosidade de abrir o equipamento, tomando todas as precauções necessárias. Tem que desligar da rede elétrica primeiro (tomada), e observar como funciona tal equipamento.
Note na foto ao lado, o pino da tomada que faz contato com os ferrinhos de metal, que estão soldados nele os fios verdes que conduzem a eletricidade para a placa eletrônica, existe um mal contato. Este tipo de tomada que é possivel girar, quando não esta sendo carregado, pode acontecer com o passar do tempo, este defeito.


 Além do mais, um desses fios verdes, estava bem machucado, não sei se alguem ja tinha aberto a Raquete para tentar consertar a na hora de montar, prendeu o fio, esmagando o condutor. Então troquei o fio machucado, e refiz algumas soldas na placa, por garantia.
Fiz os devidos testes, e após colocar para carregar na tomada, a RAQUETE ficou funcionando novamente.

Lembrando que esta RAQUETE ELÉTRICA é Bivolt (110/220V), e possui uma bateria interna, que após ser carregada, fornece energia por várias horas, para o usuário usar ela para matar insetos que incomodam como moscas e mosquitos. Ela energiza as telas com potenciais diferentes, com um valor fixo de tensão, e na hora que o mosquito bate nas 02 telas, fecha o circuito, passando uma corrente elétrica pelo inseto capaz de queimá-lo (valor de intensidade de corrente INOFENSIVA ao corpo humano), já que sua resistência elétrica é de baixo valor, gerando através deste disparo a centelha com o barulho da descarga elétrica.

Vejam no video encontrado no YOUTUBE, o funcionamento desta raquete:

Abraço aos amigos!!

58 comentários:

  1. Muito bom.. Só uma pequena correção. Quando o inseto encosta nas telas (fecha o circuito), a descarga não é de alta, mas de baixa corrente. Inofensiva ao corpo humano, mas o suficiente para queimar o corpo do inseto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A raquete que tenho é nova,aparentemente está carregando mas,não está funcionando, não faz esse barulho quando entra em contato com os insetos,sendo assim, não os mata. O que eu faço, quero muito conserta_lá.

      Excluir
    2. Boa tarde o raquete de pilha que não carrega tem jeito de arrumar

      Excluir
    3. Inofensiva. Da cada pancada na gente...

      Excluir
  2. Muito boa a correção!

    Na digitação, escrevi sem pausa o conteúdo da postagem, só imaginando a LEI DE OHM (V = R x I). Então, por dedução, imaginei uma tensão constante, resistência muito baixa, e por consequência, uma corrente de valor alto.. Mas realmente, foi na forma de me expressar que me equivoquei, pois com certeza a corrente elétrica disparada é inofensiva ao corpo humano.

    Mas o meu muito obrigado pela participação! e se obtiver algum material com os valores de algum fabricante de uma raquete elétrica dessas (tambem vou procurar), aceito por email...

    automacao-criativa@hotmail.com

    Saudações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gregor Gama de Carvalho - EU to com uma raquete aqui em casa pedi pra uma tal de eletrotecnico concertar mais ela nao ta funcionando como antes.

      Ela liga normal mais nao ta matando os "insetos" ela nao da mais aqueles estalos legal. rsrs! ela so deixa preso os insetos na raquete ai eu tenho que matar com a mao mesmo

      se possivel me diz como se faz eu vou consertar ela aqui em casa mesmo eu tenho jeito com o ferro de solda so nao entendo de esquema eletrica meu email e kd48@hotmail.com

      Excluir
    2. QUAU E O VOROR DO MICROFARADS DO CAPACITOR DA RAQUETE

      Excluir
  3. Será q existe alguma forma de inutilizar a função da bateria ou de recarregar e utilizar a raquete direto na tomada ??? Tipo ligada direto???

    ResponderExcluir
  4. Anônimo de setembro, você pode sim trocar a bateria por uma daquelas fontes com saídas de várias tensões. Há dois vídeos no Youtube onde um cara decidiu fazer isto. Entretanto, recarregar não será possível sem a bateria... :P

    ResponderExcluir
  5. Gregor Gama de Carvalho - EU to com uma raquete aqui em casa pedi pra uma tal de eletrotecnico concertar mais ela nao ta funcionando como antes.

    Ela liga normal mais nao ta matando os "insetos" ela nao da mais aqueles estalos legal. rsrs! ela so deixa preso os insetos na raquete ai eu tenho que matar com a mao mesmo

    se possivel me diz como se faz eu vou consertar ela aqui em casa mesmo eu tenho jeito com o ferro de solda so nao entendo de esquema eletrica meu email e kd48@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum certo.. Matando com a MÃO?! As coisas não estão bem por ai.

      Acontece muito na hora da montagem, de ser prensado um fio, e a raquete deixar de carregar, pois a energia não chega até a placa/bateria..

      Você sabe utilizar o multimetro? Se souber faz o seguinte:
      - coloca no teste de continuidade: testa os fios, para ver se eles não estão partidos,
      - coloca na escala de tensão continua: verifica a tensão da bateria, e vai passando o multimetro na placa, para ver se tem tensão em algum ponto.

      As vezes tambem, como o plugue que carrega a raquete é giratório, ele termina quebrando, e você pensa que a raquete está carregando mas não está. Verifica se o led de carga da raquete acende quando coloca ela na tomada..

      Da uma olhada geral, e me comunica.. Quem sabe a gente não consegue consertar ela, e vc matar os insetos novamente, sem sujar as mãos!!

      Abraço

      Excluir
    2. mINHA RAQUETE ESTÁ DO MESMO JEITO, todos os leds funcionam corretamente a bateria está carregando normalmente só que quando eu aperto para ela matar os mosquitos.. ela não mata e faz um "zunido " como não costumava fazer... notei que na hora que ela pega um mosquito, é tipo como se houvesse uma nova resistência no CKT diminuindo a DDP entre as duas tela... Hoje eu posso Colocar O MEU DEDO NAS TELAS QUE NEM "BILISCA" MAIS.... ainda solta uma pequena faísca e um estralo bem baixinho... SE PODEREM ME AJUDAR, DESDE JÁ AGRADEÇO. VLW

      Excluir
  6. Eu tenho uma destas raquetes! Quando comprei ela chegava a atrair o mosquito para dentro da tela, depois de algum tempo ela não atrai mas repele eles e agora faz um zumbido que antes não fazia, um zumbido quase imperceptível mas que antes não tinha!

    Antes também era possível colocar um pedaço de madeira tipo usado no churrasquinho de gato e ocasionava a descarga, hoje não ocorre isto embora ela se energize, o que será tudo isto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha raquete tinha exatamente este problema. Desmontei a mesma, desenhei o seu esquema eletrico e perquisei o defeito. Na saída do circuito existe 2 capacitores em serie. A qualidade dos mesmos sao tao ruim que não tem nem identificação. Porem com o uso de um capacimetro digital, determinei o valor dos mesmos. O 2 capacirores sao de 2nf. Apesar de somente um estar com problema de centelhamento, comprei no mercado 2 capacitores de 2nf x 1,5KV, troquei os 2 e a raquete esta ok.
      Caso alquem necessite, posso enviar o esquema eletrico por email, é so me eviar o pedido para o email wbajr@uol.com.br, saudações, Waldyr

      Excluir
    2. se eu quiser almentar os capacitores para o dobro do valor para dar um choque mais forte eu consigo?

      Excluir
    3. Manda o esquema elétrico para o meu email por favor darlhosantana250@hotmail.com

      Excluir
  7. Capacitor... ela nao se energiza pq o capacitor foi pro saco! compre um capacitor equivalente em qualquer loja de eletronicos e o substitua!

    ResponderExcluir
  8. Essa raquete eletrica mata a jente se por o dedo na tela com o corpo molhado respondam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lembrando que devemos tomar cuidado com a corrente que passa pelos contatos na tela da raquete é suficiente para o ser humano pegar choque,até mesmo causar queimaduras ou ao susto a parada cardíaca

      Excluir
  9. Essa raquete pode matar ratos besouros e pode matar cobras e oque mais ela pode matar por favor respondam

    ResponderExcluir
  10. Oque mais ela mata pode matar ratos besouros por favor respondam

    ResponderExcluir
  11. Sim ela mata tudo ate humano anacomdas tubarao enguia eletrica leao e plantas mata arvore e tudo que e vivo no planeta ate alieniginas e verdade eu ja testei cara

    ResponderExcluir
  12. lembrando que devemos tomar cuidado com a corrente que passa pelos contatos na tela da raquete é suficiente para o ser humano pegar choque,até mesmo causar queimaduras ou ao susto a parada cardíaca.
    .

    ResponderExcluir
  13. como faço pra diminuir a corrente que passo sobre os contatos mais ainda, caso alguém resolva testa usando o próprio corpo?

    ResponderExcluir
  14. Quando a raquete começa a ficar fraca e/ou zunir:
    Das possibilidades uma:
    - Ou o/os capacitores foi(foram) pro saco.
    - Ou a bateria está ruim (um pack igual de reposição se consegue em lojas de eletrônica)
    - Ou a tela está suja com "restos mortais" dos insetos (líquidos, sólidos ou resíduos) o que se conserta apenas abrindo a raquete e em seguida com cuidado abrindo a tela com uma pequena chave de fendas com cuidado para não quebrar, dessoldando os fios (2 são "terras" e são interligados e ligados às telas externas, e um é o de tensão e este é ligado a tela do meio),
    lavando bem as telas e as partes plásticas, remontando a tela (geralmente é colada, precisa usar Super Bonder ou similar) e remontando a raquete é claro rsrsrs.
    Após a resolução do problema a raquete voltará a funcionar normalmente (Experiência própria).

    ResponderExcluir
  15. Eu posso utilizar este capacitor???

    http://proesi.com.br/capacitor-poli-ster-2-2nf-2k2-1-600v.html

    ResponderExcluir
  16. A Pilha usada é de Lítio, NiCd ou NiMh ?

    ResponderExcluir
  17. Comprei uma raquete de matar pernilongo dois dias depois ela não dá mais aquele estalos e não faísca mais oque devo fazer se puder me manda um email eduardoaguiar393@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Tenho uma raquete elétrica mas ela não mata as moscas de imediato, sendo necessário aplicar no mínimo duas descargas elétricas. É possível fazer a raquete dar um choque mais forte?

    ResponderExcluir
  19. Senhores, não entendo de eletrônica mas informações deste tópico foram muito úteis para que pudesse consertar minha raquete, que parou de funcionar depois de uma queda. Abri a peça mas não achei o problema, até que percebi o defeito depois que li que o inseto "fecha o circuito". Simplesmente observei que a tela central, mais fina, estava amassada e encostando em uma das telas externas fechando o circuito, por isso não estava funcionando. Obrigado, Jordan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigo. Troquei a bateria e não vi diferença.

      Segui sua dica e resolveu meu problema. A tela estava amassada.

      Abraço....

      Excluir
  20. para dobrar a voltagem dessa raquete é simples,tire a bateria de 2,4v e coloque uma de 4 v. chega a pegar fogo o marimbondo,mosca e pernilongo desintegra.a recarga da bateria é normal

    ResponderExcluir
  21. Paolo
    Também tive a mesma curiosidade de abrir a raquete e ver o que poderia ser que não funcionava. também troquei as pilhas chinesas e pude recarregar. Embora conseguisse tensão entre as placas, não sei em quais valores deveria ficar e tive receio de danificar o multímetro.
    Também pensei nos capacitores, mas não tinha como medir e os de fábrica não tem nada gravado. O que mais me intrigou, foi haver um fio solto, com ponta desencapada e achei que seria um defeito a demandar ressolda,mas me dei conta, abrindo outras raquetes, que todas o tem. \alguém pode me explicar para que serve ?

    ResponderExcluir
  22. Pessoal minha raquete parou de dar os estalos depois de 2dias abri e vi um fio solto e não sei onde ele tava preciso soldar ele. Alguém me manda um esquema elétrico no meu email? É aquela que tem um raio na tela. Desde já agradeço :D gabrielalcantara23@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. raquete mata mosquito pode queimar tv de led?

    ResponderExcluir
  24. Há tempos queria comprar uma dessas e hoje achei uma jogada no lixo, não ta funcionando mas vou por pilhas novas e tentar concertar.o pessoal aqui joga muita coisa boa no lixo as vezes por um defeito simples fácil de resolver. ja achei módulo stetsom, rádio, tv, pneu aro 13 e vendo tudo pra tomar cerveja final de semana kkk. muito útil esse blog continue com esse trabalho Parabéns.

    ResponderExcluir
  25. Há tempos queria comprar uma dessas e hoje achei uma jogada no lixo, não ta funcionando mas vou por pilhas novas e tentar concertar.o pessoal aqui joga muita coisa boa no lixo as vezes por um defeito simples fácil de resolver. ja achei módulo stetsom, rádio, tv, pneu aro 13 e vendo tudo pra tomar cerveja final de semana kkk. muito útil esse blog continue com esse trabalho Parabéns.

    ResponderExcluir
  26. Em resposta ao Anônimo... pode queimar sim uma TV de Led.

    ResponderExcluir
  27. Estava procurando pernilongo no quarto, apareceu uma barata, já com a raquete na mão fui no automático e matei a nojenta com a raquete, fiquei com nojo da raquete e limpei com alcool gel, agora não tá mais funcionando... coloquei pra carregar, mas acho que seria muita coincidencia ela descarregar bem agora... será que tem jeito?

    ResponderExcluir
  28. na hora de carregar , deixa ela ligada ou deligada?

    ResponderExcluir
  29. OLÁ TENHO UMA RAQUETE QUE ESTA CARREGADA, PORÉM NÃO PASSA MAIS A CARGA ELETRICA, NÃO FAZ BARULHO E NEM MATA MORIÇOCAS, O QUE FAÇO???/

    ResponderExcluir
  30. OLÁ TENHO UMA RAQUETE QUE ESTA CARREGADA, PORÉM NÃO PASSA MAIS A CARGA ELETRICA, NÃO FAZ BARULHO E NEM MATA MORIÇOCAS, O QUE FAÇO???/

    ResponderExcluir
  31. Olá, gostaria de fazer uma raquete maior na área da tela, posso usar o mesmo circuito ou tenho que aumentar a tensão e/ou potencia.

    ResponderExcluir
  32. Gregor ou outros,Alguém pode me responder, que na queima do transistor da raquete, qual outro transistor ,posso substituir o original ? Meu e-mail é este stallone.bezerra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. Olá Gostaria de Saber porq minha raquete Pega normal mas quando vai pegando choque a luz fica fraca da raquete ae não dura muito tempo! Exemplo: Matei 4 Mosquito ae de repente ela fica fraca quando aperto o botão!

    ResponderExcluir
  34. Provavelmente a bateria não está mantendo a carga, se for isso troque-a.

    ResponderExcluir
  35. qual o substituto do transistor ksh200 zh09 usado na raquete de matar mosquito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, eu troquei o ksh200 por um BD139 e funcionou normalmente.

      Excluir
    2. obg BD139 funcionou

      Excluir
  36. Raquete de tênis mata tenista ruim? A descarga elétrica é melhor do que aquela de cordinha?

    ResponderExcluir
  37. Na minha o problema era só na chavinha de liga/desliga.
    Fechei o circuito... agora quando quero regaçar os maldito pernilongo aperto só o botão e pronto... kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  38. Qdo coloco a raquete pra carregar faz barulho alto, sera que está com defeitos?? Tem perigo de explodir?? Ou é normal fazer barulho enqto carrega?? Alguém sabe me orientar??? Desde já, agradeço!!

    ResponderExcluir
  39. coloquei uma bateria de 3,7v na minha raquete acabou queimando o transistor ksh200 gostaria de saber se alguem do grupo tem um esquema da mesma para me fornecer meu email é : jjribeirao2@hotmail.com

    ResponderExcluir