terça-feira, 10 de julho de 2012

Supervisório ELIPSE SCADA - Introdução

AUTOMAÇÃO! É o que estamos estudando no momento! Vejamos, preparei uma simulação simples para que vocês possam entender como funciona um software SUPERVISÓRIO que permite controlar um processo industrial.

CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para continuar....


Um exemplo: Imagine que você tem vários motores instalados numa fabrica, e diversos instrumentos que fazem leitura de valores de tensão, corrente elétrica, e outros dados desses motores ou equipamentos instalados. Pois é, e tudo isso podendo ser mostrado na TELA DO COMPUTADOR! Esse tipo de programa oferece a opção de você criar telas, do jeito que quiser, com diversas cores, desenhos ou figuras, quantidade de botões e mensagens a seu criterio. Inclusive colocar senha nas telas, etc.

Lembrando que algumas dessas fguras de telas, foram retiradas do site da elipse, e tambem do google.
http://www.elipse.com.br/cases_int.aspx?id=78&idioma=1

O software ELIPSE SCADA está disponivel na internet, podendo ser feito o download no site da ELIPSE.com, GRATUITAMENTE. Porém é a versão DEMO, mas dá para estudar e fazer bastante exercícios, pois é a versão que eu também tenho. Para iniciar, fiz uma simulação de ligação de um motor, através de um botão, com uma lâmpada indicando quando o motor estiver ligado. Note a tela inicial na figura abaixo, e os circulos que fiz nos botões do software.

O primeiro botão, com circulo azul, é o comando ORGANIZE, onde é possivel fazer as configurações de comunicação deste SUPERVSÓRIO com um software de CLP.




Neste caso, utilizei apenas o supervisorio, para fazer uma demonstração simples. Após clicar na comando ORGANIZE, na opção TAG, criaremos um novo TAG ram. Após criar esse TAG RAM, você pode modificar o nome para BOTÃO LIGA(exemplo).








Após criar esse TAG, você cria um BOTÃO na tela do software, selecionando o comando "Button", que é o primeiro circulo vermelho que fiz na figura inicial da explicação (acima).






Ao criar o BOTÃO, no tamanho que você escolher na tela, clique 02 vezes nele, e entrará nas opções de configuração deste botão. Note que tem as 'abas superiores' com as opções que podemos escolher para configurar o nosso botão. Na aba "Mensagens", você configura as mensagens que aparecem nas 02 formas de simular esse botão. Quando ele ainda não foi pressionado ou ligado, é a mensagem que você digita no campo NORMAL, exemplo: "desligado".
E na janela 'Pressionado', você pode deixar a mensagem "ligado". Pode tambem escolher alguma cor para cada mensagem, mudar o tamanho do texto, etc. Sim, e é necessário mudar o valor do campo normal=0, e também o valor do campo pressionado=1. Ou seja, na simulação, quando o botão ainda não estiver pressionado, tem valor igual a 0, e mostra a mensagem do campo NORMAL. Porem quando for pressionado, obtem o valor=1, mudando para a mensagem que foi escrita no campo PRESSIONADO. Na 'aba' TAGS, você adiciona o TAG RAM criado, para este botão ser comandado por este TAG criado.


Agora, criaremos uma mensagem, que na tela principal do software aparece como um comando TEXT, representado pela letra A. Selecione a opção e desenhe na tela uma caixa de mensagens. A diferença agora é que teremos que criar 02 ZONAS, na 'aba' zonas, e clicando em adicionar. Então ao clicar em cada zona, será necessário configurar o nome da mensagem que aparecerá, assim como que valor ele obedece para cada mensagem. Note que nessas figuras ao lado, mostram que eu digitei em cada zona, a mensagem de desligado e ligado. A mensagem desligado, está relacionada ao TAG que é o mesmo do botão, e os valores da zona desta mensagem 'desligado', tem MÍNIMO e MÁXIMO =0. Para acompanhar o que estou falando é necessário que você esteja tentando no software, senão vai ficar um pouco confuso.

Note que a mensagem LIGADO, na figura ao lado, corresponde a ZONA 2, e essas 02 mensagens, tem que estar relacionadas com o mesmo TAG que você criou para o botão.








Feito esses passos, na simulação (pressionando a tecla do pc F10 no computador), estaremos no modo de simulação, e a tela ficará desta forma:


Ao clicarmos no BOTÃO, ele passará para nivel alto(valor=1), mostrando a mensagem correspondente a esta configuração.


Lembrando que nas configurações do botão, temos 03 tipos de funcionamento de botão:
1-momentâneo
2-liga/desliga (botão que fica retido - tipo interruptor de lâmpada)
3-jog (para usar como pulsador - tipo pulsador de campainha/botoeira de comando elétrico)
Dependendo do circuito a ser testado, cada função se adequará melhor.

Sim! E há varios videos no YOUTUBE mostrando como programar, e como o software funciona. Escolhi 02 para colocar aqui no blog! Assistam e boa aula!

- vídeo mostrando como fazer um programa no elipse scada:
- vídeo demonstrativo de o que é um sistema supervisório com computador:

Um abraço a todos!

16 comentários:

  1. GRANDE GREGOR, SOU LEITOR DI'ARIO DO SEU BLOG.
    UM ABRA'CAO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia Antonio,
      Vejo que o assunto de automação te interessa.
      Convido você a conhecer o trabalho da ELMAR Automação.


      ELMAR Automação
      www.elmar.com.br
      www.facebook.com/elmar.automacao

      Excluir
  2. Antônio!!

    Estou escrevendo umas postagens de CLP com as aulas que tive com o Julio. Acredito que vocês ja obtiveram essas informações, e pode servir de revisão!

    Abração! Como anda a vida no Canadá? Ainda volta?

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber como comandar uma animaçao por dois botoes, lembrando que já existe a animação com um botão, a dúvida é como acrescentar mais um botão para a imagem animação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. companheiro parece simples, mas faz um tempinho que não uso o software. precisaria tentar tbm. vou ficar te devendo essa...

      Excluir
    2. Bom Dia,
      Você pode criar 2 TAGs DEMO e fazer um script com o valor em 1, habilitando a TAG Animação pelo ENABLE.

      ELMAR AUTOMAÇÃO - www.elmar.com.br

      Excluir
  4. Quero automatizar um experimento de física dá para fazer pela internet com elipse e dá para não utilizar o plc? qual plc é mais em conta para isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia André, permita-me responder sua pergunta.
      É possível controlar o Elipse SCADA pela internet, porém será preciso do CLP caso tenha a necessidade de controlar entradas e saídas do seu processo, caso contrario (utilização de TAGS DEMO/RAM) não tem necessidade do CLP.
      Um CLP bom e barato no mercado, na verdade é considerado Relé programável, é o da CLICK 02 da WEG, porém a comunicação dele com o supervisório é mais difícil (ModBus)


      ELMAR Automação
      www.elmar.com.br
      www.facebook.com/elmar.automacao

      Excluir
  5. Muito bom seu post, você tem algum post sobre robô?

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde...já tenho um conhecimento com programação em ladder pelo click da weg...já montei alguns projetos...mas gostaria de estar aprendendo do zero como montar um supervisório para esses projetos meus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Elmar Automação possui cursos de Automação Industrial - CLP que te ajuda a conhecer os principais CLP's do mercado e a integração deles com o Supervisório ELIPSE SCADA.


      ELMAR Automação
      www.elmar.com.br
      www.facebook.com/elmar.automacao

      Excluir
  7. Respostas
    1. Bom Dia,
      No site da Elipse mesmo você baixa gratuitamente e consegue utilizar no modo DEMO, a inconveniência é que só dá para criar no máximo 20 TAGS, acima disso precisa de uma HardKey de engenharia para salvar.

      ELMAR Automação
      www.elmar.com.br
      www.facebook.com/elmar.automacao

      Excluir
  8. Boa tarde. Excelente trabalho. Difundindo a informação de maneira clara e direta.

    Sou um estudante de engenharia e programador de PLC.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde,meu nome é Jose,sou formado em técnico de automação,preciso criar um sistema supervisorio para comunicar com um plc v130.qual é mais indicado,scada ou intoch?

    ResponderExcluir
  10. É justamente o que eu estava procurando, muito obrigada

    ResponderExcluir