terça-feira, 4 de outubro de 2011

PROJETO 01 (Tec. Redes) - Fonte Simples

Muito Bem! Aqui estão os trabalhos da turma que encerrou a minha disciplina hoje (04/10/11), do curso Técnico em Redes de Computadores. O primeiro grupo ficou responsável por mostrar a construção de um circuito de uma fonte retificadora simples, simulando o circuito no software crocodille physics, além de mostrar a montagem na prática.

Notem nessa tela extraida do software simulador Crocodille Physics, que o circuito de uma fonte simples, é composto por algumas etapas. A primeira é o uso do TRANSFORMADOR, para diminuir a tensão de entrada, de 220Vac para 12Vac (Tensão alternada). Após essa diminuição, são necessários dois DIODOS, para filtrar apenas o semiciclio positivo, fazendo com que só tenhamos tensão positiva. Assim, teremos uma RETIFICAÇÃO DE ONDA COMPLETA. E também é necessário o uso do CAPACITOR para termos uma tensão constante, sem falar em várias etapas que ainda podem ser incrementadas, e que não foram utilizadas.
       Sim, e o LED é utilizado para indicar que a fonte está funcionando, assim como o RESISTOR que está em série com ele, limita sua corrente, que é na ordem de 20mA = 0,020 Amperes.

Vamos conferir a produção dos alunos no vídeo abaixo:









a foto mostra um aluno realizando a montagem do circuito na placa de testes (PRONT-O-BOARD)




E nessa foto, os componentes que, no video, eles mostraram como testar individualmente, cada um deles, e se estão em boas condições para aplicar no circuito.


Aqui vai os meus PARABÉNS a todos do grupo! Com certeza, os vídeos que são produzidos servem para acrescentar conhecimento a todos!

Um comentário: