terça-feira, 4 de outubro de 2011

PROJETO 3 (Tec. Redes) - Aterramento, Nobreak e Estabilizadores.

           A terceira e ultima equipe que concluiu o projeto, mostrou conhecimentos sobre Aterramento Elétrico, e dispositivos que protegem os equipamentos eletrônicos, no caso, Estabilizador e Nobreak. Estes dispositivos além de oferecer proteção a carga, com uma tensão estabilizada (estabilizador), podem fornecer energia elétrica ao consumidor, mesmo no caso de falta de energia da rede, pois o NOBREAK possui baterias internas ou externas, a depender da potência do equipamento, e que tem a capacidade de alimentar suas tomadas, fornecendo energia para a carga por um periodo X de horas.

Confiram no vídeo abaixo, a produção dos alunos:  




a foto ao lado é de um NOBREAK, mostrando algumas indicações na carcaça do equipamento.
A haste de aterramento precisa ser fixada no solo. O conector na foto, serve para fixar o cabo na haste, sendo os elementos finais de um aterramento. Um exemplo: Se você deseja colocar aterramento em uma tomada de chuveiro elétrico, ou tomada para computador em uma instalação de alguma casa antiga, será necessário uma tomada de 03 pinos, onde o 3o pino é destinado a ligação de um condutor (fio - que pela norma NBR é da cor verde ou verde/amarelo), para que este fio seja conduzido até a haste, em alguma área com terra (jardim/quintal). Assim, você estará protegido contra choques elétricos, pois qualquer corrente que pudesse oferecer perigo a alguem, irá rapidamente encontrar um caminho de baixa resistência para ser dissipada ("TERRA = 0V").



Na foto, podemos notar um trabalhador fixando uma haste de aterramento em uma caixa, que serve para proteger a conexão com o cabo, e não oferecer perigo a algum pedestre que passe pelo local, como também de fenômenos climáticos, como chuva e a maresia.


o equipamento na foto é um TERRÔMETRO, que tem a função de fazer medições de resistividade do solo, cabendo ao usuário fincar hastes pequenas no solo em diferentes distâncias. Quando em funcionamento, são injetadas correntes nos terminais do dispositivo, fazendo circular uma corrente entre as hastes, e a depender do tipo e propriedades do solo em que esteja trabalhando, serão coletados os valores que irão classificar se ali é um bom local para fazer uma malha de aterramento. Essa malha é indicada para grandes construções, como edifícios e industrias.
Meus parabéns ao grupo pela conclusão do trabalho! Abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário