terça-feira, 4 de outubro de 2011

PROJETO 2 (Tec. Redes) - Fibras Ópticas

           O segundo grupo, teve a missão de estudar e confeccionar um vídeo sobre Fibra Óptica. Eles estudaram bastante, onde tiveram acesso a biblioteca, fizeram o uso de livros e revistas, e para a filmagem contaram com o apoio de um professor da área de informática, que concedeu uma entrevista a eles.
Vamos conferir no vídeo abaixo:



       A fibra ótica é um filamento extremamente fino e flexível, feito de vidro ultrapuro, plástico ou outro isolante elétrico (material com alta resistência ao fluxo de corrente elétrica). Possui uma estrutura simples, composta por capa protetora, interface e núcleo.
    
  Essa tecnologia se baseia nos princípios da reflexão da luz, pois para os dados serem enviados a um receptor, a luz percorre de uma extremidade à outra da fibra, refletindo-se várias vezes nas paredes da interface, fazendo uma espécie de ziguezague ao longo do caminho. Ou seja, mesmo que o cabo tenha algumas curvas no caminho, se você envia luz de um lado, ele chega ao outro lado, mesmo que tenha que fazer reflexões nessas curvas durante o percurso. Simples Assim!
     
      As fibras ópticas estão substituindo os fios de cobre ao longo dos anos, principalmente no campo das telecomunicações, por não sofrerem interferência eletromagnética devido ao caráter dielétrico (isolante) do material. Assim, a perda de informações durante o trajeto não é relevante.
      
     Quem nunca viu uma árvore como essa da foto? As fibras óticas estão entre os galhos, e fazem uma iluminação muito interessante, chamando a atenção de todos! Viva o natal, que também é uma festa das tecnologias, assim como as comemorações familiares e honras religiosas! Dezembro vem ai, ja comprou o meu presente??? hahaha.. aceito cartões pelo email..

Boa sorte a todos no restante do curso! E precisando de qualquer coisa (menos dinheiro) estarei por aqui, na área da Eletrônica! Hehehe.... Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário