sexta-feira, 11 de novembro de 2011

CAPACITORES - testes no Laboratório

A seguir, um vídeo feito pela turma de Eletrônica Básica, da tarde, filmando um experimento que só deve ser feito em laboratório. Primeiramente evacuamos toda a sala, e pedimos para a turma ao lado, ficar de sobre aviso, caso ocorresse algo de errado. Esse experimento foi realizado há alguns anos, e tivemos a iniciativa de reproduzirmos, mas é claro, com toda a segurança necessária.


E ai, gostaram??!!

A seguir, o experimento foi um pouco mais leve, onde os alunos iam escolher COBAIAS HUMANAS, mas graças a deus, eu estava por perto e não permiti. Então, como se tratava de DESCARGA DE CAPACITORES carregados na Tensão de 220Volts, procuraram uma peça metálica, que fizesse o triste papel neste filme de LEVAR UM CHOQUE!!! Pois é, confiram no vídeo abaixo:


E para terminar, os experimentos que comprovam a ASSOCIAÇÃO DE CAPACITORES em Série e Paralelo, foram construidos 02 circuitos, onde cada um era exemplo de um tipo de associação.
O aluno (Adriano) no vídeo, tenta mostrar que em uma associação em SÉRIE de Capacitores, o efeito luminoso que notamos no LED é por um instante muito rápido de tempo, ja que ele é ligado a dois capacitores em série ( 220uf e 470uF), onde calculando temos aproximadamente 150uF.
Porem, no segundo experimento, a associação foi em PARALELO,  e o efeito luminoso dura mais tempo, ja que a resultante da associação é uma SOMA (220+470= 690uF).
Portanto fica provado aqui pelos vídeos.

Na aula seguinte, iremos filmar a prática que cronometramos o TEMPO DE CARGA e DESCARGA de um capacitor, quando ligado a uma resistência, ja que esse par (CAPACITOR+RESISTOR), resulta em uma CONSTANTE DE TEMPO.

Aguardem, que irei postar aqui nesse mesmo espaço!

Em breve, estaremos realizando mais experimentos e postando aqui no BLOG.. Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário