sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Conserto Fonte Simples 12Volts CC

Boa noite Pessoal!  Os conserto simples que fiz e postei aqui no BLOG, são os campeões de acessos, e por isso, resolvi continuar com minhas atividades de manutenção. E o meu paciente da vez, é uma fonte simples, que é usada nas apresentações musicais de minha banda, servindo para ALIMENTAR a base de um microfone sem-fio, já que ela precisa estar bem nutrida para receber as ondas eletromagnéticas contendo os sinais de áudio gerados pela incrível voz do meu amigo e cantor Thiago.

Bem, o defeito é um dos mais simples, encontrados nos equipamentos, e que todo técnico gostaria de encontrar e solucionar isto. FIO PARTIDO!!! Como assim????                                                            Sabe quando vamos guardar um carregador de celular, uma fonte como essa da foto, e enrolamos o fio com muita força por volta do aparelho, fazendo inumeras voltas, e fazemos isso com muita força para o fio ficar bem organizado?
Pois é amigos e amigas, isso acarreta de partir o cobre que está por dentro do plástico isolante, e como não percebemos, pois AINDA não possuimos OLHOS BIÔNICOS, acabamos ficando com raiva e comprando outra fonte.
Foi quase esse o fim desta fonte, visto que muitas pessoas não tem tempo, e nem conhecimento para consertar, mas como estou com uma folguinha no horário, resolvi tentar, e graças a deus, consegui solucionar este mistério eletrônico.

Esta foto, mostra o circuito INTACTO da fonte, com 04 diodos para Converterem a tensão rebaixada pelo transformador de AC para CC. Ao lado vemos um CAPACITOR para filtrar esta tensão, tornando mais pura a saída, tendo o auxílio de um REGULADOR de TENSÃO, 7812, para enfim, manter constante, REGULADA e ESTABILIZADA, a saída da fonte.

NÃÃÃÃÃOOOOO!    Se um de meus alunos, fizerem um conserto com fita CREPE??!!!
Acho que eu desisto do ramo! Eu sei que no desespero, vale tudo, mas por favor não usem esta fita para isolação elétrica. Não é seguro de forma alguma! Chega a ser um CRIME! Inafiançável! Estaria reprovado nas minhas provas, COM CERTEZA!! Heheheheh

A fonte, aberta, tendo um leve descanso, enquanto admirava minhas habilidades em manutenção! Hahahahaha

Nesta foto, podemos notar dois tipos básicos de emenda de fio! O primeiro, realizado por um aluno meu, com os fios estanhados (preparados) na solda, para quando enconstar um no outro, e dar apenas um aquecimento com o ferro, a solda passar para o estado líquido, e os fios ficarem unidos, de uma forma uniforme... e o outro???? uma DESGRAÇA praticamente! Dá Zero pra ele!

UMA FONTE ABERTA?! Vemos a carcaça com uma chave seletora (110V - 220V), o transformador (que rebaixa a tensão de entrada em 12Volts), e o circuito que ja descrevi acima, com as etapas da retificação/regulação da tensão CC de saída.


 Tentei mostrar com detalhe, o uso da fita isolante, para proteger a emenda do fio, mas fica díficil tirar foto, e realizar os serviços ao mesmo tempo. Na verdade, é só para chamar a atenção, de não ficar aquela emenda tipo BÔLÔLÔ. Entenderam?

Sim, e aqui, os equipamentos utilizados para o serviço, que foram, além de tempo e paciência, fita isolante, chave philips, alicate de corte, ferro de solda e estanho, e multimetro para testar, já que identifiquei no início, que o defeito era apenas mal contato no cabo, logo na saída da fonte, onde é um local que sempre costuma quebrar o fio.


a fonte totalmente recuperada!
E na ultima foto, o teste final, mostrando a saída da FONTE com 12Volts CC, devolvendo a paz ao meu produtor Jakinho, que ja me ligou umas 5458492 vezes, para que eu não esquecesse de levar a fonte hoje, ja que temos uma apresentação mais tarde.

Espero que gostem! São defeitos simples, que com bom humor e conhecimento, solucionamos rapidamente! Abraços a todos!

2 comentários: