sexta-feira, 4 de novembro de 2011

RESISTORES

Olá pessoal! Sim, ainda estou vivo.. Andei sumido, nas famosas CORRERIAS da vida! Mas uma hora, estaria aqui de volta.. A criatura nunca abandona sua criação, ainda mais que eh um enorme prazer compartilhar informações com todos vocês!

Bem, por esses dias, com a minha turma de eletrônica básica, discutimos bastante sobre RESISTORES, suas características, utilização em circuitos, e formas de agrupá-los, mais conhecida como ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES. 

A função básica de um RESISTOR, é a de limitar a corrente elétrica em um circuito. Ou seja, praticamente todos os circuitos necessitam do tal componente, visto que ele possui características elétricas importantes como:
- Resistência ôhmica (valor específico da resistência de cada componente. Ex.: 100 ohms, 3k3 ohms..)
- Percentual de Tolerância (variação tolerável que o componente pode apresentar. Os valores são: 20%, 10%, 5%, 2% e 1%)


Ja viram esse? Parece familiar? São os resistores de filme de carbono, e são de baixa potência, para serem usados em circuitos com correntes elétricas pequenas.
                           E esse? Com certeza os eletrônicos de plantão sabem!? São os resistores de carvão, que são constituidos por um corpo de porcelana.






Exemplo de software, que calcula o valor do resistor, desde que o usuário informe as cores presentes no RESISTOR.
 Exemplos de identificação dos resistores, a partir das cores dos anéis presentes no seu corpo. COMO ASSIM? Alguns resistores expressam seus valores, através de um código de cores, e o técnico para identificar o valor, precisa recorrer a uma tabela (dependendo do grau da loucura - decora toda a tabela - heheheheh), para que possa identificar o valor, a tolerância, e em alguns resistores especiais, o coeficiente de temperatura, em que podem trabalhar.







Confiram no video do YOUTUBE abaixo, explicações sobre um software que mostra o valor de um resistor, desde que vocÊ informe as cores dos anés deste componente.
o software está disponivel no link:
A figura ao lado, mostra a constituição física de um resistor de filme de carbono, onde o material eh disposto sobre um tubo cerâmico, e a depender do comprimento e espessura desta trilha, ha um maior ou menor VALOR DE RESISTÊNCIA deste componente.
E aqui, uma UTILIZAÇÃO bem prática! Ja viram algum led de alto brilho (daqueles bem brilhosos) em MOTOS e CARROS? Eles são conectados na bateria do veiculo, porém necessitam de um componente que absorva uma parte da tensão e limite uma corrente, para nao queimar, ja que o led tem um baixo consumo, e não pode ser ligado em tensões acima de 3V (ver tabela, de acordo com tipo do led).. E ADVINHA QUEM PROTEGE O LED??? O resistor! olha ele escondido por baixo da fita isolante. Coitado, está praticamente sem nenhum bônus, no anonimato. Mas garanto que eh uma satisfação para o RESISTOR, desempenhar sua função nos mais diversos circuitos...
Aqui é o pai (grande), o primo (médio) e os filhos (pequenos)... NÃÃÃÃÃÃO! São os tipos de resistores! Os maiores são os RESISTORES DE FIO (verdes). Em geral, os resistores podem ser constituídos de diversos materiais, onde os maiores podem DISSIPAR uma maior POTÊNCIA.
Um POTENCIÔMETRO! Hóóóóó! Sabem o que significa? É um resistor variável, que permite variar sua resistência entre dois terminais deste componente, fazendo ajustes no circuito a qualquer momento. Um exemplo, é o VOLUME de um SOM, quando aumentamos ou diminuímos, estamos variando uma resistência, oferecendo maior ou menor dificuldade para que uma corrente elétrica atue em determinado circuito, e etc.
Resistor fixado no PRONT-O-BOARD (Placa de testes do laboratório) em circuito de aluno.
ABAIXO, um vídeo do YOUTUBE, sobre RESISTORES. Acompanhem!
Em outras postagens, discutiremos sobre os próximos componentes estudados. Ate lá!

Um comentário: