terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Fazendo Placas de Circuito Impresso - PCI

Olá caros telespectadores! O assunto agora visto em minhas aulas, fala sobre a confecção de placas para circuitos eletrônicos. Ao terminar um curso de ELETRÔNICA BÁSICA, de 268 horas, o aluno estará apto a analisar circuitos básicos, dar manutenção em equipamentos, para troca e teste de componentes, e até mesmo PROJETAR SEUS PRÓPRIOS CIRCUITOS, onde fazer uma placa para um alarme, por exemplo, os componentes irão ficar agora fixos em uma placa, como vemos as placas nos eletroeletrônicos por dentro da carcaça do aparelho.
E SEM DUVIDA, as aulas de placas são praticamente as melhores aulas do curso, pois são as mais dinâmicas, com TOTAL participação dos alunos! Que bom ver os alunos entusiasmados, cheio de projetos, fazendo suas placas para mostrar a seus familiares, além de fazer circuitos para satisfazer suas satisfações pessoais ou profissionais, mostrando a CRIATIVIDADE de cada um...

CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para acompanhar as etapas para fazer PLACAS PCI, e videos do YOUTUBE sobre o assunto... 

Então a vantagem seria fazer seus próprios projetos de eletrônica, e ate vender soluções para um cliente. Ou seja, este cliente vem te pedir um alarme, que quando escureça (pela noite), ligue uma lâmpada ou poste, e arme um circuito com um sensor para detectar movimento em uma parte de uma loja. Então você não vai ENTREGAR UM PRONT-O-BOARD para o cliente pendurar na parede, cheio de componentes, onde qualquer um vem e desliga o fio da alimentação, igual nos filmes do missão impossivel, QUE SEMPRE ACERTA O FIO que desliga a bomba.
As etapas para fazer a placa são:
1 - escolher o circuito;
2 - desenhar em um papel, todo o circuito que ficará por trás dos componentes, ou seja, imaginando que os componentes são soldados na placa, pelo lado debaixo desta placa, e assim, imaginar os TRANSISTORES e CIs, com a pinagem invertida, antes de iniciar o ESQUEMA
3 - limpar a placa com LÃ DE AÇO, para facilitar a CORROSÃO pelo ÁCIDO.


 4 - Serrar ou cortar um pequeno pedaço da placa de FENOLITE. Nessas aulas iremos utilizar placas de apenas uma face com cobre, pois além de ser mais rapida a corrosão, não iremos necessitar de fazer jumper pelo lado superior, alem de serem mais firmes para o PERFURADOR de placas, podendo ate danificar o bico deste.
5 -
Com uma caneta especial, no caso, um MARCADOR P/ CIRCUITO, como mostra a foto da esquerda, pois a tinta protege o COBRE do restante da placa, permanecendo apenas as trilhas para a passagem da corrente elétrica do circuito.
6 -Já as fotos da direita, mostram o PERCLORETO DE FERRO, que é utilizado para fazer a solução que corroe a placa.  No vídeo abaixo, EU explico como devemos preparar a solução com o ácido, para inciar as práticas de corrosão das placas de fenolite.



 As plaquinhas são mergulhadas na solução, e são corroidas em aproximadamente 20 minutos! Na foto ao lado, os alunos Gabriel, Caique e Erivaldo, aguardam o final da corrosão do COBRE das placas. Enquanto isso, ficam balançando elas dentro do recipente, para acelerar o processo químico.
 Na foto da esquerda, assim que retiramos a placa do ácido! E vamos rapidamente lavar com ÁGUA!

Após a lavagem e secagem da placa, podemos retirar a proteção da tinta da caneta, com algodão e alcool, ou tambem com a própria LÃ DE AÇO, não fazendo muita força com esta para NÃO DANIFICAR NENHUMA TRILHA.
 PRONTO!! Quando acabamos a parte da CONFECÇÃO DA PLACA, agora iremos soldar os COMPONENTES NELA para assim poder testar o CIRCUITO! Mas..... será que vai funcionar??? Nem sempre! Se você acertar a posição do CI, dos transistores, acho que sim!

MAS.... se eu ERRAR???
 O Aluno XXXXX, para não ficar chato em falar o nome dele, errou na pinagem do CI 555, nesta placa em que ele queria fazer um oscilador com 2 led´s. Então, disse a ele: DE UM JEITINHO AI!!!
e o que vcs acham que ele fez????

Soldou o CI, no outro lado, assim, pelo menos para TESTE, funcionou corretamente, porem se fosse para atender um cliente, e este percebesse esta PRESEPADA, não ficaria satisfeito.

Ja não seria um serviço PROFISSIONAL, podendo ser chamado de GAMBIARRA!!

Eu rapidamente iria dizer que este CIDADÃO faltou as minhas aulas de PLACAS!  hahhahahahahah
O vídeo abaixo, mostra o teste, com sucesso, da placa do aluno GABRIEL, que conseguiu atender suas próprias expectativas, pois desejava presentear um familiar com deficiência auditiva, projetando uma CAMPAINHA VISUAL, ou seja, quando alguem apertar um botão, uma lâmpada irá ascender chamando a atenção do indivíduo quanto ao CHAMADO. Parabens Gabriel! É o curso de eletrônica produzindo ideias e atendendo às expectativas dos alunos e seus familiares!!



Gostaria de lembrar, que existe SOFTWARES DEDICADOS para fazer circuitos para PLACAS PERFEITAS na tela do computador, e após a conclusão, IMPRIMIR em papeis especiais, para passar por transferência térmica, a tinta do papel para a face de cobre da placa de fenolite.

Porem, o tempo é curto, e temos que ver muito conteudo, onde esse SOFTWARE necessitaria de mais tempo, para que todos entendessem e praticassem corretamente. Um exemplo, é o software EAGLE, o qual tenho algum conhecimento, mas realmente o tempo não dá.

Mas acredito que essas aulas, foram de bastante valia para os alunos!

Um grande abraço a todos! Gregor...

6 comentários:

  1. ESTOU NECESSITANDO, O MAIS URGENTE POSSÍVEL, DESCOBRIR QUEM NA CIDADE DE MACEIÓ/AL FAZ PLACA DE CIRCUITO - PCI PARA A BOMBA ELETROHIDRÁULICA DA DIREÇÃO DO MEU CARRO. NA REVISÃO QUE ESTOU TERMINANDO E QUANDO CHEGOU O MOMENTO DE LIMPAR TODO O SISTEMA HIDRÁULICO E COLOCAR O ÓLEO NOVO, NOTAMOS QUE A PLACA FICOU DANIFICADA. GENTILEZA RETORNAR.
    Engº Carlos Florentino

    ResponderExcluir
  2. Prezados, bom dia!

    Conheçam uma novidade para Análise de PCI:

    http://dinolitebrasil.blogspot.com.br/2012/04/am413tl-ad4013tl-e-suportes-dinolite.html

    Muito obrigada, abraços!

    ResponderExcluir
  3. Caro Sr. Carlos Florentino,
    Não consegui o contato de alguem que fizesse PLACA PCI aqui em maceio, em padrão industrial. Como tambem atuo na área elétrica, o tempo atrapalha para correr atras dessa informação.. Pode entrar em contato comigo tambem pelo email, que fica mais rapido de responder: automacao-criativa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Ola Dinolite!

    Muito bom o microscopio digital. Vou repassar para alguns amigos e lider da área de eletronica aqui da escola.

    Abraço e obrigado pelo contato!

    ResponderExcluir
  5. bom dia , boa tarde , boa noite cara kd o esquema dessa campahia visual

    estou no aguardo

    no mais agradeço dez de já

    ResponderExcluir
  6. Ola! posso enviar para o seu email o esquema da placa.. Mas é simplesmente um circuito de utilização do timer 555, como multivibrador monoestável, ou seja, ele quando é disparado, funciona apenas durante um tempo, como um aviso da campainha, e depois para.. Ai na saida do circuito, colocamos um relé 12volts, para acionar uma lampada ac de 220v.

    Aguardo o email!

    ResponderExcluir