quarta-feira, 7 de março de 2012

Prática - Eletromagnetismo!

O que seria Eletromagnetismo? É uma força magnética que surge a partir da existência da eletricidade em um condutor qualquer. Porém, quando é feito um espiral com este condutor, conseguimos fortalecer esse campo, e associando um material adequado, como o ferro, produzimos um eletroímã.Mas vocês se lembram como funciona um ÍMÃ? Basta dar uma conferida na figura acima: polos iguais se atraem, e polos diferentes se repelem. Quem nunca brincou com esse fenômeno?
CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÕES para continuar a postagem e ver o VÍDEO feitos com os alunos...



Em sala de aula, fizemos um experimento bem interessante na aula de ELETROMAGNETISMO!
No VÍDEO,  podemos conferir a ação de um Eletroímã ligado a 220 Volts. O que ocorre, é que surge um campo magnético proximo ao eletroímã, e quando aproximamos uma folha de papel, com limalha de ferro, sobre o eletroímã, acontece o esperado. Como a limalha é como se fosse bastante pó de ferro, ele começa a tomar a forma do campo magnético. Confira no VÍDEO!

Outros exemplos de Eletroímã, é aque imã gigante usado em ferro-velho, para levantar grandes quantidades de metais, e mover a grandes distâncias. Portanto, é simplesmente a aplicação de uma corrente nas espiras do componentes, para surgir um campo magnético, e a depender da intensidade da corrente, o campo será tão forte, capaz de desenvolver o esforço desejado!


Na figura ao lado, é possível perceber que cada espira produz um campo, porem quando existem várias espiras próximas uma das outras, formam um conjunto, capaz de ter seus campos somados, produzindo uma RESULTANTE, com um campo orientado por dentro das espiras, surgindo então os polos NORTE E SUL.

E para encerrar, a pergunta: Como a bússola funciona? Na verdade, o nosso planeta TERRA, possui um núcleo composto de vários metais, e ele possui um CAMPO MAGNÉTICO muito poderoso, capaz de regular toda a energia do planeta. Por isso, a existência da lei de Newton e a ação da gravidade, força esta que atrai tudo para o solo. O campo magnetico da terra, orienta as espaçonaves, navios, satelites, e a nossa querida bússola, instrumento antigo, que se compõe de um pequeno ímã suspenso, que estará sempre apontando para os pólos do planeta!

Abraço aos amigos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário