quinta-feira, 4 de agosto de 2011

turma: TECNICO EM AUTOMAÇÃO

        Estou atualmente, ministrando a disciplina ELETRONICA INDUSTRIAL para a turma do curso tecnico em Automação Industrial. Eles ja passaram pela eletronica básica, a alguns meses atras e estão comigo agora, que tambem vao cursar eletronica DIGITAL e MICROCONTROLADORES.
Então além dos assuntos básicos de potencia, a turma esta preparando trabalhos (PEDAGOGIA DE PROJETOS) durante o curso, onde no final de cada aula libero um tempo para a montagem dos projetos. As equipes são:

                               (edição / resultados finais dos trabalhos)

1) INVERSOR DE FREQUENCIA (resultado - apresentação em ppt)
2) FONTE CHAVEADA (resultado - apresentação em ppt)
3) SENSORES INDUSTRIAIS (resultado - video de 282 mega... ??? esta no meu pc, e vou ver como diminuo a qualidade para poder postar)
4) TIRISTORES (resultado - apresentaçãp em ppt/fotos abaixo)
5) REVISÃO DE ELETRÔNICA BÁSICA - (resultado - video abaixo)

     O intuito foi de montar projetos práticos, como no caso da equipe de sensores que quis desenvolver um mini-elevador, utilizando os sensores para comandar o protótipo. Mas terminaram por utilizar conceitos da area da eletro-pneumatica. Ficou bem legal o resultado, mas como o video ficou em resolução HD, temos que dar um jeito de diminuir o tamanho de arquivo para postar (282mb).
     A equipe de Revisão sobre Eletrônica Básica buscou não deixar os colegas com nenhuma duvida sobre fontes, uso e testes de diodos, leds e transistor (video postado acima).
     Já a equipe de tiristores buscou conceitos na área da INSTRUMENTAÇÃO, pois em uma das maquetes (plantas educacionais da escola) que realizam a transformação do bagaço da cana (caldo) em etanol e açucar, há um bloco TIRISTOR que faz o chaveamento de uma resistência para aquecer um liquido em um certo tanque. O que ocorre é que há um sensor que le essa temperatura e informa para um CLP, que controle esse bloco TIRISTOR, fazendo o chaveamento ser mais lento ou rapido, dependendo do SET POINT ajustado para a temperatura final desejada (CONTROLE DE UM PROCESSO EM MALHA FECHADA). (ver fotos abaixo)

dispositivo...

 conversor estatico tiristherm - esse dispositivo recebe o sinal do clp, que controla o chaveamento da resistencia eletrica inserida no tanque.






 Tanque armazenador de substância. Nele há um controle da temperatura, atraves das informações coletadas pelo sensor que sao enviadas ao clp, buscando um set point, a fim de ligar mais ou menos a resistencia, ocorrendo o controle efetivo da temperatura.


   No caso da equipe de fonte chaveada, o resultado tambem foi uma apresentação em ppt, mas extrai dois slides para mostrar abaixo:

esquema de uma fonte chaveada

          E o grupo sobre inversor de frequencia, como na montagem de um modelo do equipamento/circuito ficaria bastante complexo, e tivemos pouco tempo, o resultado foi tambem uma explanação com auxilio do amigo power point.

               O que acontece, eh que tenho que dar regras mais curtas, e tentar manter uma padronização dos resultados finais, para nao ter coisas do tipo "aluno so lendo slides projetados".. Todos nos sabemos ler, e a equipe que se empenha fica um pouco constrangida.. Espero obter mais sucesso com os proximos trabalhos e turmas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário